Do dia 24 de setembro ao dia 04 de outubro.
A cidade de Canindé, a 115 quilômetros de Fortaleza, recebe tradicionalmente, entre setembro e outubro, romeiros de todo o Ceará e Brasil que vão homenagear São Francisco, padroeiro da cidade. Tradicionalmente, a festa é realizada entre os dias 24 de setembro e 4 de outubro.
A devoção a São Francisco, conhecido como o santo dos pobres, é tamanha que o Vaticano concedeu à Igreja de São Francisco de Canindé o status de basílica, título concedido apenas aos principais roteiros de peregrinação cristã do mundo.
Às 4 horas da manhã, é realizado o hasteamento das bandeiras do Brasil e do Município, a bandeira de São Francisco, e das 18 bandeiras dos padroeiros de cada bairro. "Este é um dos momentos especiais da festa, assim como a primeira noite onde recebemos as 145 comunidades do interior que chegam para celebrar conosco. Essas comunidades são como filhas da cidade", afirma frei João Hamilton, pároco de Canindé. Em seguida, haverá a celebração da missa de abertura das festividades na Basílica de São Francisco de Canindé.
Durante toda a Festa de São Francisco, a paróquia de Canindé celebra missas de hora em hora em sua Basílica, na Igreja do Cristo Rei (Igreja do Monte) e na Igreja de Nossa Senhora das Dores. Ainda no correr do dia são realizadas confissões diárias, procissões, via-sacras e cerimônias de batizados. "Devido as muitas confissões contamos com a colaboração de cerca de 30 párocos de todas as estradas do Nordeste, desde o Maranhão até a Bahia", diz frei João. Nos fins de tarde, na Praça dos Romeiros, às 18 horas, é realizada a Novena de São Francisco.
Uma celebração de agradecimentos dos fiéis típica da cultura nordestina, muito forte em Canindé, são os ex-votos; objetos feitos em madeira com o formato de pés, pernas, mãos, etc, representando o pedido atendido pelo santo. Os ex-votos são deixados na paróquia pelos romeiros que pagam promessa. Outro modo característico de agradecimento se dá através das romarias. Os fiéis saem anualmente em caminhada de Fortaleza a Canindé num percurso que dura quase uma semana. Os grupos organizados de fiéis realizam as romarias com cânticos e orações todo o fim de tarde.
O visitante pode também desfrutar em Canindé da visita ao museu, zoológico, parque ecológico e o artesanato religioso, composto por terços, velas, medalhas, imagens e as tradicionais fitinhas de São Francisco.
PARTICIPE DA CAMPANHA DOS BEM FEITORES DO SANTUÁRIO.
Vá até um ponto de cadastramento e veja como é..
(Prof. Saraiva)